só e imóvel a velar, encardido pelo sol e pelo tempo, testemunho de prantos, lamentações e orações.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

despedida



lagrimas rolam no rosto,
 braços se apertam na despedida,
  tenho que ir,
 olho pra trás, caminho.., paro...,
  tenho que ir,
 dá um aperto no coração,
  , para novamente,
 mordo os labios,
 engulo em  seco,
me viro repentinamente,
 e saio decididamente....,
 em breve voltarei..!

by joão

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

sobre Deus


rubens alves

Alguém disse que gosta das coisas que escrevo, mas não gosta do que penso sobre Deus. Não se aflijam. Nossos pensamentos sobre Deus não fazem a menor diferença. Nós nos afligimos com o que os outros pensam sobre nós. Pois que lhes digo que Deus não dá a mínima. Ele é como uma fonte de água cristalina. Através dos séculos os homens tem sujado essa fonte com seus malcheirosos excrementos intelectuais. Disseram que ele tem uma câmara de torturas chamada inferno onde coloca aqueles que lhe desobedecem, por toda a eternidade, e ri de felicidade contemplando o sofrimento sem remédio dos infelizes.
Disseram que ele tem prazer em ver o sofrimento dos homens, tanto assim que os homens, com medo, fazem as mais absurdas promessas de sofrimento e autoflagelação para obter o seu favor. Disseram que ele se compraz em ouvir repetições sem fim de rezas, como se ele tivesse memória fraca e a reza precisasse ser repetida constantemente para que ele não se esqueça. Em nome de Deus os que se julgavam possuidores das idéias certas fizeram morrer nas fogueiras milhares de pessoas.
Mas a fonte de água cristalina ignora as indignidades que os homens lhe fizeram. Continua a jorrar água cristalina, indiferente àquilo que os homens pensam dela. Você conhece a estória do galo que cantava para fazer nascer o sol? Pois havia um galo que julgava que o sol nascia porque ele cantava. Toda madrugada batia as asas e proclamava para todas as aves do galinheiro: “Vou cantar para fazer o sol nascer”. Ato contínuo subia no poleiro, cantava e ficava esperando. Aí o sol nascia. E ele então, orgulhos, disse: “Eu não disse?”. Aconteceu, entretanto, que num belo dia o galo dormiu demais, perdeu a hora. E quando ele acordou com as risadas das aves, o sol estava brilhando no céu. Foi então que ele aprendeu que o sol nascia de qualquer forma, quer ele cantasse, que não cantasse. A partir desse dia ele começou a dormir em paz, livre da terrível responsabilidade de fazer o sol nascer.
Pois é assim com Deus. Pelo menos é assim que Jesus o descreve. Deus faz o sol nascer sobre maus e bons, e a sua chuva descer sobre justos e injustos. Assim não fiquem aflitos com minhas idéias. Se eu canto não é para fazer nascer o sol. É porque sei que o sol vai nascer independentemente do meu canto. E nem se preocupem com suas idéias . Nossas idéias sobre Deus não fazem a mínima diferença para Ele. Fazem, sim, diferença para nós. Pessoas que tem idéias terríveis sobre Deus não conseguem dormir direito, são mais suscetíveis de ter infartos e são intolerantes. Pessoas que têm idéias mansas sobre Deus dormem melhor, o coração bate tranqüilo e são tolerantes.
Fui ver o mar. Gosto do mar quando a praia está vazia da perturbação humana, Nas tardes, de manhã cedo. A areia lisa, as ondas que quebram sem parar, a espuma, o horizonte sem fim. Que grande mistério é o mar! Que cenários fantásticos estão no seu fundo, longe dos olhos! Para sempre incognoscível! Pense no mar como uma metáfora de Deus. Se tiver dificuldades leia a Cecília Meireles, Mar Absoluto. Faz tempo que, para pensar sobre Deus, eu não leio teólogos; leio os poetas. Pense em Deus como um oceano de vida e bondade que nos cerca.
Romain Rolland descrevia seu sentimento religioso como um “sentimento religioso”. Mas o mar, cheio de vida, é incontrolável. Algumas pessoas têm a ilusão que é possível engarrafar Deus. Quem tem Deus engarrafado tem o poder. Como na estória de Aladim e a lâmpada mágica. Nesse Deus eu não acredito. Não tenho respeito por um Deus que se deixa engarrafar. Prefiro o mistério do mar... Algumas pessoas não gostam do que penso sobre Deus porque elas deixam de acreditar que suas garrafas religiosas contenham Deus...




Rubens Alves

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

transtorno bipolar 2


falando de pessoas que tem esse disturbio,tem o artista piauiense joão claudio moreno,humorista,vereador , intelectual e um dos grandes imitadores de luis gonzaga ,  fazia um programa de entrevista muito bom na tv local, é uma pessoa genial, inclusive já fez parte do programa zorra total da rede globo, num quadro com chico anisio, ele imitava o leãozinho ( caetano), numa de suas apresentações que assisti, ele faz piada com o transtorno bipolar, disse que estava falando sobre isso e tinha na plateia um velinho meio surdo, quando terminou o show ele chegou perto dele e perguntou meu filho você falava sobre o gelo polar e não entendi bem.
mais como toda disfunção, pra essa tambem tem medicamentos que tomando certo, o individuo leva uma vida normal , quem sabe muitas pessoas que cometeram suicidio tinha esse transtorno e não sabiam.


by joão.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

transtorno bipolar

transtorno bipolar o que é ? 
veja no endereço:
  
http://www.alppsicologa.hpg.ig.com.br/bipolar.htm

discernimento





aprenda a discernir o que é bom do que é ruim,
 porque você pode está guardando  pedregulhos,
 e jogando os diamantes fora.

by joão

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

vocês eternamente....




visualizo-te como menina que começou a caminhar,
 andar cambaleante,
 braços pra frente ,
cai, levanta,
 peralta, inquieta,
 puxa o rabo do gato,
 faz do cachorro cavalinho,
 fecha os olhos, faz giz para camera,
faz birra, beicinho , cara de choro,
 hoje cresceu, já não anda cambaleante,
o corpo mudou,
 mas o pensamento.....!

by joão

quarta-feira, 14 de outubro de 2009














imagem da biblioteca do vaticano


poema da biblioteca

 
Sou cheia de cavidades, conteúdos, somas


Tábuas paralelas, segurando sonhos


Sou alta, larga, profunda – com glórias


Carrego das vidas, todas as histórias






Sou aquela que registra a própria civilização


Sou mais importante do que o pão


Sou forte, plena cortejada e vaidosa


Sou cheia de luz, em verso e prosa






Tenho brilho por ter romance de alguém


Sou altamente cultural também


Sou a que guarda os tesouros da terra


O Reino das palavras, na Paz e na guerra






Sou a que só se desfaz por acidente


Por incêndio - ou demente


Tenho páginas de rostos no meu Ser


Em belo acervo de aventura e prazer






Sou a que é certa por linhas certas


O mundo mágico dos Poetas


Sou a maravilhosa biblioteca


Reino da fantasia para mentes abertas.
 
silas correa leite

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

redenção


caminhou até o lugar mais alto da montanha, sentou-se em uma rocha e ficou olhando o horizonte infinito, fechou os olhos e começou a relembrar sua caminhada, suas vitorias suas derrotas e a missão que ainda teria que concluir ,orando baixinho pediu forças ao pai, e uma luz branca desceu suavemente sobre sua cabeça e uma paz invadiu seu ser ,agora tinha certeza que o chamado tinha sido verdadeiro, ouviu um cantico suave ,suas roupas começaram a resplandecer , trovões  ressoaram, e relampagos riscaram o ceu, foi o sinal de sua redenção, abriu os olhos lentamente começou a despertar , não era mais o mesmo , levantou-se  começou a descer a montanha , novamente estava no caminho certo,e a luz retomou mais um de seus bravos guerreiros. 

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

poeminha sentimental










O meu amor, o meu amor, Maria


É como um fio telegráfico da estrada


Aonde vêm pousar as andorinhas...


De vez em quando chega uma


E canta


(Não sei se as andorinhas cantam, mas vá lá!)


Canta e vai-se embora


Outra, nem isso,


Mal chega, vai-se embora.


A última que passou


Limitou-se a fazer cocô


No meu pobre fio de vida!


No entanto, Maria, o meu amor é sempre o mesmo:


As andorinhas é que mudam.






Mario Quintana

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ninguém se encontra por acaso!









As pessoas entram na nossa vida por uma razão, por uma estação ou por uma vida inteira.
Quando alguém entra na nossa vida por uma razão, é, geralmente, para suprir uma necessidade que, muitas vezes demonstramos.
Ela vem para nos auxiliar em alguma dificuldade, nos dar apoio, orientação, ajudar física, emocional ou espiritualmente.
Ela parecerá dádiva de Deus e realmente o é! Ela estará pela simples razão de que você precisa que ela esteja lá.
Então, sem um motivo especifico, de repente, se afasta da gente e a relação esfria e acabamos por perder contato com essa pessoa.
O que devemos compreender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos realizados e a tarefa daquela pessoa de nos fazer crescer, cumprida.
As nossas orações foram atendidas pelo nosso merecimento; e a pessoa se foi para ajudar outras pessoas como nós.
Quando alguém entra em nossas vidas por uma estação, é por que chegou a vez de dividir experiências, aprender com as diferenças e crescer ainda mais.
Ela nós traz novas formas de ver a vida.
Nos ensina algo que ainda nunca aprendemos. Passamos a contemplar o nascer do sol e a esperar ele se pôr.
Passamos a dar mais valor às coisas, antes insignificantes, pois sentimos que nos mínimos detalhes, a vida passa a ter para nós maiores significados.
Mas como as estações, se hoje presenciamos flores em nosso caminho, em pouco tempo haverá apenas folhas caídas no chão. E estaremos sozinhos novamente.
Quando alguém entra em nossa vida para ficar ao nosso lado até o nosso último suspiro, de início pensamos ser por um motivo qualquer, ou por uma estação.
Mas aos poucos vamos percebendo que além de serem dádivas de Deus, é a Sua presença materializada em forma humana, como anjos vindo dos céus
para nos auxiliar a reconstruir uma face, antes molhada por lágrimas e marcadas pelas cicatrizes da vida
e que agora brilha pela resplandescência do Cristo em nossa face.


 da net