só e imóvel a velar, encardido pelo sol e pelo tempo, testemunho de prantos, lamentações e orações.

sábado, 6 de abril de 2013

Quem Governa a sua Vida?
r |
Com uma palavra de confronto, mas sempre com uma base bíblica irrefutável, nosso discipulador coloca a nossa frente a obrigação de decidir. Decidir se fato somos nós ou Deus, através de seu Santo Espírito, quem nos governa. Agora é o seu momento de ler e decidir: Quem Governa a sua Vida?
Romanos 7:14-25 a 8:1-9
 
          Tenho uma Palavra de Deus que vai mudar a sua vida! Tenho uma palavra que vai nos levar a uma reflexão e conscientização sobre quem verdadeiramente Manda na gente...! E a partir desse entendimento, estaremos mais seguros para decidirmos mudar o rumo da nossa Vida, da nossa História...! Porém, essa Palavra de Deus é só para os que desejam experimentar Mudanças... Só para os que desejam entender o porquê das dificuldade que enfrentamos em fazer a coisa Certa...!!!
         A nossa Vida é feita de Decisões e de executar as decisões tomadas... Muitos decidem, mas não colocam em prática... Por que? Porque existe um Governo sobre a sua vida e ele ainda não conseguiu entender esse Governo e precisa de “Conhecimento para a Libertação”, por isso Jesus disse: E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará!!!
        Paulo era um homem Curado! Ele não tinha vergonha nenhuma de expor a sua vida para os seus discípulos! Se bem que ele falou todas essas coisas muito particularmente e confidencialmente só para TODOS os crentes de Roma... Ele disse que era Carnal, disse que era Miserável, disse que era Fraco, disse que fazia o que não queria fazer... Vemos que Paulo era igualzinho a qualquer um de nós! Aqui no MIBA não existe nenhum Super-Crente, mas existem Crentes que lutam contra o Pecado e Vencem! Existe aqui um Povo Santo que luta contra o Pecado! Aprendemos nos Encontros que Não somos Pecadores Lutando contra o Pecado, mas Santos que lutam contra o Pecado...!
      Já aprendemos que Somos seres Espirituais, que Habitamos Temporariamente num Corpo e que Possuímos uma Alma: I TES 5:23. Resta saber quem é que Manda? Se a Carne, a Alma ou o Espírito? Pelo resultado da sua Vida, você já deve saber quem está ganhando essa batalha, quem está mandando em você!
I – O GOVERNO DA CARNE
       Para facilitar o nosso entendimento, vamos usar o exemplo de vida de algumas pessoas que conhecemos... (Não se preocupe que eu não vou citar ninguém no auditório...). Vamos falar de outras pessoas: Vejamos a vida de Sansão. Quem Governava sobre ele? Ele era um homem santificado, separado desde o seu nascimento... JUÍZES 13 a 16! Sansão foi traído pela sua esposa Filistéia que revela o enigma (Do que come saiu comida e do forte saiu doçura). Depois Sansão se envolve com prostitutas (Juízes 16)... E aí vem outra mulher, Dalila, e acaba com a sua vida...! Sansão tinha a sua vida Governada pela CARNE!
      Paulo nos diz que “Quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção, mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”(GAL 6:8)!
      Em ROM 6:19 “Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentais os vossos membros como servos da impureza...”! Portanto, isso é uma questão de Decisão, de apresentar ou não apresentar o nosso Corpo para o Pecado!
      Como fazer para dominar a Carne? JESUS disse em MARCOS 14:38 que “A Carne é Fraca”! Porém, o que temos visto é a Fortaleza, Muralhas Fortificadas impostas pela nossa Carne! – Precisamos Fortalecer o nosso Espírito e consequentemente a Carne será enfraquecida! Como faremos isso na prática? – Oração, Jejum, Leitura Bíblica, Adoração, Cultos, Células e Discipulado! Não tente vencer a Carne na força do seu braço...!
II- O GOVERNO DA ALMA
       Vamos buscar alguns exemplos de vidas dominadas, Governadas pela Alma:
        1- PEDRO: impetuoso, precipitado, sanguíneo... Jesus disse para ele, depois de mais de 3 anos de caminhada, que ele precisava na verdade era Se Converter... LUCAS 22:31-34!
        2- JUDAS: Falso, Infiel, Ladrão, Traidor... Mas aparentemente era um Discípulo de Excelência, de Total Confiança (era tesoureiro), Obediente... Lá dentro da sua Alma, estava alguém Fraco, Carente, Inseguro, um Sepulcro Caiado cheio de ossos secos e apodrecido... A Sua Alma o dominou e depois o Levou ao Suicídio... Ele não teve coragem de Confessar seus Pecados, de Abrir a Sua Alma para seu Discipulador e ser curado e perdoado... Preferiu, antes, Morrer do que se abrir...!
       3- FAZENDEIRO LOUCO (LUCAS 12:18-21): A sua Alma só queria “sombra e água fresca”, só queria gozar a vida e nada de compromisso, nada de cuidar da vida espiritual, nada de pensar no futuro...!
       Se deixarmos a Alma Governar a nossa Vida, nos tornaremos Pessoas “Almáticas”, governados pelas emoções, Lembranças do Passado (ele me feriu, ele abusou de mim por isso é que eu hoje sou assim...), Pessoas Melindrosas, Pessoas Iracundas, que tem dificuldade de Perdoar...! E aí começam a Adoecer... III João 2!!!
III- O GOVERNO DO ESPÍRITO
        É uma vida controlada pelo Espírito Santo de Deus! Ele só age depois de orar, só decide depois de Consultar a Deus, tem como Prioridade o Reino de Deus e a sua Justiça e as demais coisas, ele sabe que Jesus Acrescentará e isso “Toda Pessoa Comum, Limitada e Medíocre” procura...!
       Uma Vida Governada pelo Espírito decide pelas coisas espirituais: entre ir a Célula e ir ao Cinema, vai à Célula; Entre ficar em casa assistindo a um jogo de futebol e o Culto, vai ao Culto! Entre subir ao Monte de Oração e ao Monte de Lençol, vai ao Monte de Oração!!!
      Paulo disse que existe uma Guerra entra Carne x Espírito: GAL 5:16-24
CONCLUSÃO: A Sua Vida está em suas Mãos! Você decide a quem entregá-la e quem vai Governá-la: Carne, Alma ou o Espírito?
          – Se você se entregar aos prazeres da carne, colherá pobreza, miséria, prostituição, adultério, fornicação... e por fim a Morte Espiritual!
          - Se você se entregar ao Governo da Alma, você será uma pessoa Doente, Infeliz, Amarga, Rancorosa, Triste, Isolada, Difícil de ser Amada e vai terminar a Vida sozinha...
         - Se você decidir entregar a sua Vida ao Governo do Espírito, aí Deus enviará o Espírito Santo para estar com você e fazê-la Feliz, Abençoada, Tranqüila, Segura e na Vida Eterna, estará com o Senhor para Sempre!!!!
       
                   MIBA – AP. WAGNER – 18/08/2007

vale apenas ser publicado esse sermão do ministério batista do avivamento 

                                                                                                                 joão

Um comentário:

  1. Quem governa a minha vida é o Sr. Respeito,ele é o meu General.
    Abraços
    Gemária Sampaio

    ResponderExcluir